quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Morte de: Layne Staley.



Vou trazer nessa série alguns músicos da cena Grunge, que infelizmente tiveram suas vidas estragadas por um vício comum no mundo do Rock 'n Roll, o vício das drogas. Quem conhece o grunge sabe que a maioria de suas letras são geralmente sobre tristeza, depressão, problemas sociais e solidão. Vários artistas, como Kurt Cobain, do Nirvana e Eddie Vedder, do Pearl Jam, davam a entender que naquela época a adolescência era difícil. E o Grunge foi como a voz dos jovens para os mais velhos.

Você conhece Layne Staley? Não? Você pode até não conhecê-lo, mas com certeza já ouviu falar da banda Alice in Chains, né? Se sim, ufa!, Se não, largue tudo o que você está fazendo agora e vá pro youtube ou pra qualquer outro site e conheça essa banda importantíssima de Seattle da década de 90, porque você não se arrependerá. É sério, vai logo! u_u

Mas agora falemos de Layne Staley.

Layne era o vocalista e co-compositor da banda, junto com o guitarrista Jerry Cantrell. Ambos cantavam e escreviam as canções. Infelizmente, Layne acabou caindo na dependência química, ele usava heroína, cocaína e crack. Devido a essa dependência de Layne, a banda acabou adiando por vários meses a turnê do segundo álbum - e mais bem sucedido da banda - Dirt. O que me faz lembrar a demissão de outro excelente vocalista, Scott Weiland, da band Stone Temple Pilots.




''As drogas funcioraram por anos, mas agora parece que estão se virando contra mim, e minha vida virou um inferno.''




CAUSAS DO VÍCIO!


Os pais de Layne se separaram quando ele tinha apenas sete anos de idade, e por isso, cresceu sem pai, mas com um padastro. Não se sabe se esse padastro tratava-o bem ou mal. Quando Layne perguntava sobre seu pai, a familia simplesmente dizia: ''Seu pai está morto''. Porém, depois de muitos anos ele descobriu que seu pai estava vivo, só que viciadíssimo em drogas. Ao fazer dezesseis anos de idade, Layne tentou encontrar seu pai, é dito que ele conseguiu encontrar, mas o viu num estado tão deteriorado que ele decidiu viver apenas para a música. Layne fez sucesso, e chegou até a aparecer numa revista, e com isso, seu pai viu e foi atrás do filho famoso. Quando se encontraram, o pai de Layne, Phil Staley, disse que estava 'limpo' há mais de seis anos. Layne então pensou ''Porque então você não voltou antes?'' Mas a relação deles cresceu e Phil voltou para as drogas. E infelizmente, Layne pensou que havia sido o culpado pelo pai ter voltado ao vício.

A agora vem a pior parte...

Vendo o pai usando drogas que nem um louco, Layne então começa a usar. Lembrando que esse não é apenas o único motivo, ele sempre esteve atrás do pai, e quando o encontra, e vê que o pai é o oposto do que ele sempre esperou, acho que ele se desesperou e recorreu às drogas. Isso tudo misturado ao fato de ele já ser um famoso astro do Rock. E então, o pai de Layne, se é que ele pode ser chamado de pai ia à casa do vocalista do Alice in Chains todos os dias, apenas para usar junto do filho. Caralho, que pai é esse? E pior, depois de um tempo, não sei se por enjôo da parte de Phil, ele ia até o filho apenas para pedir dinheiro para o Layne. Tente se colocar no lugar dele um pouco, porque mesmo que ele tenha esse 'pai', ele é o cara que ele sempre procurou e sonhou.


E ainda pode piorar...




DEMRI PARROT, UM TRISTE AMOR PARA LAYNE.


Demri era uma linda garota. É dito em vários sites, blogs e etc...que ela era muito boa em atuação. Segundo a mãe de Layne, eles se conheceram numa festa, ele tinha 19 anos e ela tinha 17. Ela ainda disse que Layne era muito tímido, e ela parecia muito brilhante, e com o passar do tempo e o namoro dos dois, ela tornou-se rapidamente parte da família.




É também dito que ficaram noivos entre 1992-1994. Porém, eu acredito que eles terminaram por volta de 1995, porque no ano seguinte, 1996, ela infelizmente para Layne Staley, morre de overdose de heroína. Há várias discussões sobre esse tema, mas acredita-se que foi realmente overdose a causa da morte de Demri. A morte de Parrott fez com que Staley se afundasse ainda mais em sua depressão e no vício em drogas.

E eu acho que depois disso, começou a verdadeira queda de Layne Staley...

Quando souberam disso, fizeram com que Layne fosse vigiado 24 horas por dia, para que não cometesse suicídio. Ele mesmo achava que poderia fazer isso. Mesmo lutando com todas as suas forças para isso. A música DIED, foi escrita em homenagem à Demri.



 LAYNE PEDE AJUDA ATRAVÉS DA SUA MÚSICA.




E é isso que diz a letra NUTSHELL, na qual eu colocarei um trecho abaixo:


''E eu ainda luto, eu ainda luto
Esta batalha toda sozinho,
Ninguém para chorar, nenhum lugar
para chamar de lar...''

Esse trecho obviamente nos remete que Layne estava se sentindo muito sozinho, mesmo com o apoio da família, dos amigos e fãs. Sintomas da depressão, achar que está sozinho. :(


''Meu dom pessoal é estuprado,
Minha intimidade é varrida,
E eu ainda acho, repetindo em minha cabeça,
Se eu não poder ser meu mesmo,
eu me sentiria melhor morto''.


Aqui nesse trecho Layne nos passa a ideia de não se sentir um artista, dizendo que seu dom é estuprado pelas drogas, e que ele não é mais o mesmo. Como se as drogas tomassem conta dele.   

E infelizmente, tomaram mesmo...


 Outra música que demonstra seu vício é a música ROOSTER. Abaixo, alguns trechos dela:


''Não encontrou um jeito de me matar ainda''.


 Aqui Layne tentar dizer que as drogas não o mataram, mas a última palavra da frase 'ainda', demonstra que ele já sabe que ia padecer ao vício e morrer pelas mãos das drogas, e que tudo é uma questão de tempo. Outra frase da mesma música, define uma ideia ou até mesmo vontade de suicídio.

''As balas gritam para mim de algum lugar''.


Aqui, balas = bullets(em inglês), diz que em algum lugar alguma arma o chama. Definindo a ideia de suicídio. E ainda mais uma frase dessa música, que talvez seja uma súplica pra Deus, e que pra mim é a frase que mais evidencia o estado do Layne.


''Oh Deus, por favor, você não vai me ajudar a passar por isso?''


 Existem outras músicas com outros vários trechos que sugerem a ajuda que Layne pedia através das músicas, digo, não ajuda, mas ele disse várias vezes que escrevia o que sentia no momento. Cabe a cada fã interpretar da maneira que bem entender.




LAYNE, UMA MORTE PREMATURA.



 Após perceber que a conta de Layne estava sem movimentação já fazia uma semana, um contador de Staley contatou sua mãe, Nancy McCallum, que imediatamente, chamou a emergência. E então, todos foram ao apartamente de Layne. Ao chegar lá, encontraram o corpo dele lá, no sofá, com a televisão ligada ao lado de várias latas de tinta no chão, não longe de uma pequena quantidade de cocaína ao lado de um cachimbo de crack. E em meio aquilo tudo, estava o corpo já sem vida de Layne, um ser humano com muito talento para encantar as pessoas através da sua arte, e que com certeza, iluminou a todos que estiveram ao seu redor, com o maior brilho e felicidade, tanto o quanto ele pôde. E é com real tristeza que eu termino essa postagem sobre o esse artista que faz muita falta nos dias de hoje. É uma homenagem tardia Layne, mas muito verdadeira, e espero que você esteja bem, aonde quer que esteja =/










''Percebi que sempre que tentamos ser realmente agradáveis e simpáticos para as pessoas, elas às vezes tiram partido e vantagem disso''.





Nenhum comentário:

Postar um comentário